Pular para o conteúdo principal

A beleza de ser professor! 15 de outubro, 2020

 

Nas definições formais do que é belo, podemos encontrar “que tem forma e proporções harmônicas” e “que produz uma viva impressão de deleite e admiração”. Fico com a segunda definição, porque a primeira tem mais que ver com o que se pode enxergar e a segunda, com o que se pode sentir... A beleza se sente, porque realmente aquela que se vê com aquela possibilidade da simetria, não é real. Ser professor é assim, algo que se sente, pra quem é professor e pra quem é aluno. Na escola da vida todos temos nosso momento de ensinar e de aprender.

Quando se transporta o ensinar e o aprender pras aulas da escola formal, isso continua sendo assim: ora se ensina, ora se aprende. Não importa quanto tempo passe, se você já foi um professor, se você já foi um aluno, é sempre essa sensação que vai ficar guardada em seu coração. E a gente aprende e ensina, muitas vezes na vida.

Mas, para além das divagações, hoje é dia especial, é dia importante, é dia de homenagem, praquelas pessoas mágicas que nos ensinam na escola formal. E como professora eu digo que tá pra nascer coisa melhor do que receber no primeiro horário da manhã um “parabéns pelo seu dia, você foi uma das melhores profes pra mim!”.

Não tem agradecimento suficiente pra isso. Porque lá no começo, quando a gente saiu da facul, licenciados, a gente achava que sabia como ia ser quando estivesse diante dos alunos. Mas a gente não sabe é de nada! E aí passam anos e a gente vai conhecendo mais alunos e mais e a gente coloca todos eles em nosso coração pra sempre, porque são pessoas igualmente mágicas, naquela mesma magia que ele nos disseram que tínhamos.

Alguns desses alunos se tornam grandes amigos e a gente segue sempre com eles, naquela irmandade que tem uma reciprocidade de respeito e amor que se consegue em poucas relações na vida! E nossos alunos crescem, em tamanho e em coração, e se tornam mais maravilhosos que eram. E é claro que a gente já sabia que isso seria assim, mas a gente nunca sabe como eles serão mais maravilhosos que imaginaríamos.

Nesse trajeto de tantos anos fazendo a mesma coisa que é ensinar, mesmo fazendo sempre de forma diferente, a gente aprende a viver! Por isso que ser professor é imprescindível na vida de todo mundo, porque não é possível ser a mesma pessoa depois de tantos lindos e conflitantes convívios. E a beleza disso tudo, aquela que produz viva impressão de deleite e admiração, torna-se um vício bom!! Porque todo dia a gente quer ter essa sensação de significar uma impressão de deleite e admiração na vida das pessoas.

Nesse trajeto de tantos anos a gente perde alguns alunos e isso dói... Porque surge uma sensação de que no nosso jardim das flores perenes, tem uma ou outra que não está mais por lá e toda manhã, quando a gente olha o jardim, que é a nossa extensão por excelência, fica um espaço vazio que não pode ser preenchido. Esse jardim cresce em tamanho, mas vai ficando com pequenos espaços vazios, como há de ser um dia, conosco, no jardim dos nossos alunos.

Se você tem dúvidas sobre ser professor, perceba em quantos momentos do seu dia, para pra prensar em quanto tal cena cotidiana pintada no céu de Deus, daria uma aula excelente! Ou quantas vezes em seu dia, você se pega pensando, num ou noutro aluno, que gostaria muito de saber daquilo. Viu como é? Não tem como não pensar neles a todo instante!! Quando eu sei de uma chuva de meteoros que está pra acontecer ou quando eu sei de um novo dinossauro, cuja passagem pela Terra foi recém descoberta, ou que o limite da Argentina foi redefinido, ou que encontraram um novo local pra nascente de um rio, ou quando tantas coisas geográficas! Ou quando eu recebo a notícia de uma nova família que se formou, ou quando eu vejo um aluno ou uma aluna que fez a viagem dos sonhos, ou quando eu vejo um aluno ou uma aluna que encontrou seu par à altura, ou quando eu vejo um aluno ou uma aluna que ministra as aulas da universidade, ou quando eu recebo uma mensagem de um aluno ou uma aluna que divide sua vida comigo, lembrando-me como eu tenho utilidade nesse mundo! Ou quando se mostra desde cedo pros pequenos, como descobrir o lado esquerdo e direito, ou como impedir que alguém toque seus corpinho. Quando se mostra a parte certa a lavar pra começar o banho. Ou quando se mostra que não se aprende sobre colocar camisinhas usando uma banana. Ou quando se prepara a aula ideal pra se aprender um idioma novo mais facilmente. Ou quando se ensina a coordenar os movimentos e dançar como pluma pelos palcos da vida. Ou quando se coordena um bando de professores, que no final trarão o melhor prum bando de alunos, que mesmo em bando, serão sempre únicos! Ou quando tantas coisas sobre tantas disciplinas dessas que se ensina na escola formal... Quando eu vejo todos os dias que caminhamos juntos, eu meus alunos e meus professores! E eu faço questão de ver, de saber como estão, de dizer que os amo, porque não posso não amar, quem tanto me ensina a simplicidade de viver!

Então ser professor é um misto de gana de que as ideias se clareiem rapidamente e de tudo bem se demorar mais a clarear. É um misto de hoje você me entristeceu, mas tudo bem porque eu amo você. Um misto de não concordo com você, mas preciso firmemente respeitar sua opinião. Um misto de você não nasceu da minha barriga, mas sou sua mãe sou sua filha, sua irmã, sua sobrinha, parafraseando a linda Cássia!

Ser professor é estar em permanente conexão com o divino, buscando as melhores teorias, as melhores dinâmicas, a melhor didática, os melhores textos, os melhores todos, que se disfarçam pra gente chegar a um único objetivo, que é estar perto dos nossos queridos alunos, chegar ao coração deles e ser o seu sal da terra no melhor sentir que a utilidade do Narcisismo e da vaidade possam ter!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente desviver pareceu mais legal 24 de agosto, 2020

  As pessoas sabem pouco sobre a morte, mas, se pudessem discorrer sobre isso, teceriam muitas opiniões, inclusive sobre como se deve comportar diante dela... Abriu seus olhos lentamente... As pálpebras estavam pesadas, havia uma massa liguenta de muco que impedia seus olhos de enxergarem desanuviadamente... Naquele instante lhe ocorreu que estivesse morto porque tinha muita gente chorando e não conseguia ter certeza se era assim para todos, mas em geral, pelo que sabia da vida, as pessoas sempre resolviam chorar por quem morreu. Era diante da morte que lhes vinha o desejo de pedir perdão por tantas coisas: pela falta de gentileza, pala falta de paciência, pelo desamor, por um alívio inconsciente, por pensar nos projetos com a herança que iriam receber, por se verem sozinhas pra terminar de criar os filhos, por revolta por terem sido abandonadas, por não saberem o que fazer sem aquele ser cuja vida terrena se esvaía. Os que estavam no leito de morte, em geral também pediam perdão, mas

Vem chegando a primavera 11 de setembro, 2020

E vem chegando a primavera... Tudo recomeçando a florir devagarinho, depois de alguns meses de espera... Tudo exatamente onde deveria estar... Os pingos grandes de chuva, esparsos, que chegam fazendo escândalo ao bater nas folhas largas das plantas, em meio aquele dia ensolarado... Uma nuvem que passa, pra nos lembrar que vem chegando a primavera e que tudo vai florir novamente... Não é à toa que a primavera é a estação mais amada por todos: nem tão quente, nem tão frio, mas um climinha gostoso de encanto que nos aproxima do verão, onde tudo se aquece mais... Não é à toa que ela vem do Latim para ser o nosso primeiro verão... Quando aumenta a umidade do ar e podemos sentir melhor os aromas e deixar vir à tona as melhores lembranças... Quando as jararacas saem da hibernação... Quando as lindezas com asas voltam a polinizar as flores... Quando podemos aproveitar os dias e a noites sem pressa, porque eles têm a mesma duração... As tulipas, as azaleias, os narcisos, as flores das cerejeira